O que fazer quando seu piercing inflama ainda é um desafio para a maioria das pessoas.
Vermelhidão, inchaço, calor e dor são sinais clássicos de uma inflamação. Se o seu piercing apresentar algum desses sinais, é hora de buscar o tratamento certo para o seu piercing inflamado.
Não caia na cilada de passar pomadas antiinflamatórias e/ou antibióticas antes de procurar um profissional qualificado.
Pomadas são gordurosas e facilitam a instalação de microrganismos que aderem à gordura. Existe um jeito certo de usá-las quando seu médico indica.
TRATAMENTO IDEAL
O melhor tratamento para piercing inflamado é a correta higiene aliada à Laserterapia local e sistêmica. Ela pode ser feita inclusive de forma preventiva, ao menor indício de inflamação.
O Laser local possui ação antiinflamatória, analgésica, antiedema e auxilia o processo de regeneração celular colaborando com a cicatrização. Além disso, ele previne quelóides e auxilia na regressão de granulomas.
A Laserterapia sistêmica (ILIB) fortalece sua imunidade, regula seu metabolismo e ativa a regeneração celular em todo o seu organismo, amenizando dores e inflamações em todos os locais do seu corpo.
Além dessas medidas terapêuticas é preciso avaliar se a jóia que você está usando é do material adequado à cicatrização ou está causando a inflamação.
Uma joia inadequada pode ser a causa da inflamação
Pode ser que ela seja de formato indevido ou material irritante. O metal adequado é o titânio com laudo técnico. Ele é biocompatível – utilizado em implantes dentais e corpóreos – favorecendo uma boa cicatrização. O aço e o ouro podem liberar metais irritantes como o níquel e causarem a inflamação. Metais banhados então, nem se fala! Mantenha eles bem longe das suas perfurações recentes.
A tão querida argolinha não pode ser usada para a perfuração inicial em muitos lugares do seu corpo. Ainda mais se for toda cravejada com zircônias.
Faça uma pré avaliação me enviando uma foto do seu piercing inflamado com a data da perfuração e quais sintomas está sentindo, como:
- Calor local
- Dor ao toque
- Latejamento espontâneo (dói sem nem você encostar)
- Secreção amarela ou esverdeada
A partir desta pré avaliação podemos agendar a sua laserterapia ou posso sugerir que vá direto ao médico em caso de suspeita de infecção.