Tutorial Passo a Passo
Fazer um piercing é uma experiência empolgante, mas os cuidados após a perfuração são essenciais para garantir uma cicatrização mais rápida e sem complicações. Neste artigo, vamos explicar como limpar corretamente seu piercing em casa, evitando infecções e outros problemas.
1. Lave as Mãos Antes de Tocar no Piercing
Antes de qualquer contato com o piercing, lave bem as mãos com água e sabão. Isso reduz a possibilidade de contaminação por bactérias.
2. Limpeza 2X ao dia – manhã e noite
Higienize seu piercing com sabão líquido glicerinado neutro. Não use sabão em barra, pois acumulam bactérias e agridem a pele.
Se for preciso, devido a localização do seu piercing, utilize um cotonete embebido em sabonete líquido diluído em água. Enxague bem com água corrente para retirar todo vestígio de sabão.
Assista o exemplo de uma boa higiene neste link:
https://www.instagram.com/reel/CxOQIl1vfnt/?igsh=d2Q5cnBzbzk4dmV3
3 – Hidratação
Aplique soro fisiológico na região para retirar vestígios de sabonete e hidratar a região.
Opte pelas versões estéreis de soro como a solução de cloreto de sódio a 0,9% em frasco aerosol, que libera um jato contínuo, ou o blister de uso único. Frascos grandes que ficam abertos são passíveis de contaminação.
4. Faça compressa gelada de soro fisiológico nos primeiros 7 dias
Na primeira semana, faça compressa de soro fisiológico gelado com gaze estéril, de 5 a 10 minutos, até 3X ao dia. Ela é analgésica e antiinflamatória.
Ao final da higiene ou compressa seque bem o local – pode usar o vento frio do secador, gaze ou cotonete.
5. Evite Produtos Agressivos
Não utilize álcool, água oxigenada ou soluções antissépticas como merthiolate e iodopovidona, pois esses produtos podem ressecar e irritar a pele, dificultando a cicatrização.
6 – Fique de olho 👀
Diariamente observe como está o local do seu novo piercing. Vermelhidão excessiva, dor intensa, secreção amarelada com mau cheiro e inchaço são sinais de infecção. Caso perceba esses sintomas,me chame para cuidarmos dele.
É normal leve sangramento nos primeiros 3 dias ou hematomas ao redor da perfuração na primeira semana.
Dicas de ouro para os primeiros meses
- Não fique mexendo no seu piercing, movimente a jóia apenas na hora da limpeza.
- Tenha uma toalha própria para secar a região e a troque regularmente ou use o vento frio do secador, gaze ou cotonete.
- Troque suas fronhas e/ou lençóis a cada 5 dias
- Não durma sobre o novo piercing até cicatrizar. A pressão causa trauma, pode mudar a angulação do furo e favorecer processos inflamatórios.
- Não durma com pets
- Não vá à praia, piscina ou sauna nos primeiros 30 dias. Evite a longa exposição ao sol, pois pode gerar inflamação.
- Na primeira semana, evite treinos intensos, protegendo sua perfuração do suor excessivo.
- Evite o atrito com roupas e acessórios.
- Mantenha os cabelos sempre limpos e avise no seu salão que você fez um novo piercing e precisa protegê-lo do calor do secador, de químicos e atritos.
- Aposte em penteados, tiaras e presilhas para manter os cabelos longe dos seus novos piercings de orelha.
- Não tente retirar seus piercings sozinha. Em caso de exames e cirurgias, agende comigo para retirarmos e substituirmos os recentes por piercings de silicone, mantendo a integridade e higiene da sua perfuração.
Fique atenta ao preparo dos seus exames e em caso de dúvida entre em contato com o laboratório. Além dos de imagem, como Raio X do local ou ressonâncias em geral, se houver sedação, como endoscopias e colonoscopias, é necessário retirar todos.
Cuidados com alimentação
Aposte em alimentos frescos como:
- Hortaliças verde escuras possuem vitamina K e auxiliam a cicatrização.
- Frutas vermelhas e vegetais roxos são antioxidantes e combatem inflamações, auxiliando a regeneração dos tecidos. Chá de hibisco também.
- Beba água! Ela ajuda o organismo a eliminar impurezas e auxilia na formação dos novos tecidos.
Evite alimentos inflamatórios nos primeiros 21 dias:
- Camarão possui uma substância que pode desencadear processos inflamatórios.
- Carne de porco estimula a formação de colágeno e pode colaborar com a formação de quelóides, caso haja propensão. Pode desencadear inflamações.
- Alimentos superindustrializados como embutidos, salgadinhos e enlatados possuem muito sódio e podem causar inchaço.
- Evite excesso de álcool e de alimentos gordurosos em geral como chocolates e frituras.
Seguindo estas dicas sua cicatrização ocorre de forma mais rápida e tranquila. Lembre-se:
- Não deixe de limpar sempre bem as mãos antes de tocar seu piercing.
- Use sempre gaze limpa pra fazer compressa de soro gelado, jamais coloque gelo diretamente no local ou outros objetos que possam contaminar a região.
- Agende seu retorno gratuitamente para manutenção/diminuição da haste em até 30 dias. A haste comprida pode causar traumas na região e atrasar a cicatrização.
Higienizar corretamente seu piercing é fundamental para evitar complicações e garantir uma cicatrização tranquila. Siga essas recomendações e, em caso de dúvidas, me consulte.
Com os devidos cuidados, seu piercing ficará bonito e saudável por muito tempo!