Cicatrizes tóxicas geram bloqueios e podem causar doenças!
Cicatrizes não são apenas marcas, elas geram bloqueios que desencadeiam desequilíbrios no organismo. Na acupuntura, podemos observar esse ciclo de desarmonia tanto sob a visão ocidental quanto oriental. Primeiro veremos o que uma aparente inocente cicatriz pode causar.
Caso de Sucesso
Certa vez tratei de uma paciente que havia sofrido um acidente e colocado pinos no calcanhar e apresentava cicatrizes tóxicas comprometendo o fluxo de energia dos canais do Rim e Bexiga. Ela também se queixava de recorrentes infecções urinárias. Suspeitei que o bloqueio dos canais do Rim e Bexiga estivesse debilitando a energia desses orgãos e a deixando vulnerável às infecções urinárias.
Já haviam se passado 2 anos de sua recuperação e as cicatrizes ainda apresentavam edema e rouxidão. A mobilidade do pé/calcanhar estava comprometida e ela apresentava dor recorrente. Após tratamento com acupuntura chinesa e auriculoterapia francesa, ela retomou a mobilidade do membro, a coloração da pele voltou ao normal, o edema se desfez e o quadro de dor se foi. Não foi surpresa, mas as infecções urinárias cessaram. Quem diria que uma dupla de cicatrizes no calcanhar poderia ocasionar recorrentes infecções urinárias?
Visão Ocidental
Sob a ótica ocidental, no âmbito da Auriculoterapia Francesa, as chamadas cicatrizes tóxicas bloqueiam a fotopercepção cutânea, ou seja, comprometem a capacidade da pele em receberem os estímulos externos e, portanto, a resposta do organismo à esses estímulos. Estudos com a aplicação de feixes de luz na pele demostraram alterações significantes no funcionamento das glândulas supra-renais. “A pele é a barreira que existe entre o meio externo em que vive o ser humano e seu meio interno. É nele em que tem de ocorrer toda uma fotopercepção de luz, de escuridão, de frio, de calor, de umidade, etc. Responsável também pelo hemodinâmica da temperatura do corpo humano, fazendo haver equilíbrio no corpo. Tanto isso é verdade que, hoje, os próprios laboratórios farmacêuticos estão utilizando a pele para introduzir medicação, porque isso faz com que ela caia diretamente no sistema sanguíneo, eliminando toda e qualquer probabilidade de problemas como absorção no intestino, úlceras, ou mesmo perda.” Dal Mas, 2004.
Visão Oriental
Sob a perspectiva oriental, não muda muita coisa, apenas o ponto de vista é diferente. Existe uma “malha energética” que é a base do fluxo de todo o seu organismo, constituída por canais de energia. Esses canais estão relacionados à orgãos internos, orgãos dos sentidos, emoções e partes do corpo como tendões e pêlos, por exemplo, entre outros aspectos. O bloqueio de algum desses canais acarreta em desequilíbrios internos que ao longo do tempo podem ocasionar doenças, como o caso das infecções urinárias decorrentes das obstruções dos canais de Rim e Bexiga por anos, no caso citado anteriormente. E não é que a cicatriz causou a doença em si, mas a debilidade da energia do orgão que teve seu canal energético comprometido criou um ambiente vulnerável à doença.
Dessa forma fica mais fácil compreender como uma cicatriz pode desencadear uma série de desequilíbrios em seu organismo, que com o passar do tempo podem ocasionar inclusive doenças. Sem contar uma série de outros aspectos envolvidos como os emocionais, por exemplo. Mas isso fica para um próximo artigo.
Mais Casos de Sucesso
Após duas cirurgias de ombro, e uma cicatriz evidentemente marcada, a paciente apresentava mobilidade bem reduzida no membro, o que comprometia a reabilitação física. Com as sessões de auriculoterapia francesa teve considerável ganho de amplitude na movimentação do ombro e analgesia suficiente para realizar a reabilitação do membro. Lavar os cabelos deixou de ser uma tarefa árdua.
Um rapaz havia tido um trauma de crânio durante um jogo e apresentava uma cicatriz pós-cirúrgica na cabeça. Após o período de recuperação da cirurgia, havia ficado com tontura, visão turva e dores de cabeça, além de ter perdido a sensibilidade em parte da testa. Fizemos o desbloqueio da cicatriz com auriculoterapia francesa e o reequilíbrio energético com acupuntura chinesa e seus sintomas foram progressivamente sendo amenizados. Ao longo do tratamento, ele retomou a sensibilidade na área da testa em que havia perdido. Sinal de que o fluxo de energia foi retomado!
Logo mais falarei sobre outras cicatrizes que deixam marcas profundas, as cicatrizes psíquicas, impressas por traumas emocionais. Elas também podem – e devem – ser tratadas e desbloqueadas proporcionando uma vida mais leve para todos nós. Afinal essas marcas impressas na alma podem gerar uma série de doenças. A boa notícia é que as cicatrizes emocionais podem ser tratadas com a auriculoterapia francesa.