Tutorial de aplicação do Baguá

bagua feng shui

O que é o baguá e como aplicá-lo passo a passo na planta da sua casa para criar um campo energético de alta vibração!

Feng shui

O Feng shui é uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa para o cuidado do corpo, mente e espírito, através do equilíbrio das energias do ambiente.

Assim como o Yoga ou a Astrologia, ele tem várias linhas. Eu sigo a escola do Chapéu Negro, linhagem que teve origem no budismo tântrico tibetano, cuja essência leva ao autoconhecimento. Seguiremos essa escola na aplicação do baguá. 

O baguá

O baguá representa os oito guás (áreas) associados aos trigramas do I Ching, considerados fundamentais para a vida do homem moderno:

  • Trabalho
  • Espiritualidade
  • Família
  • Prosperidade
  • Sucesso
  • Relacionamentos
  • Criatividade
  • Amigos

Ao centro, como resultado do equilíbrio de todos eles, está a Saúde.

ba gua


Os setores da sua vida

A partir da aplicação do baguá sobre a planta baixa de uma residência, é possível compreender onde estão localizados os setores, assim como as áreas de perda energética ou excesso na sua casa e na sua vida e seguir com a ativação e/ou harmonização através do Feng Shui, consoante os seus objetivos e demandas.

Na consultoria, tudo isso é levantado num questionário minucioso de forma a tornar o trabalho muito bem direcionado para que você crie um fluxo energético em sua casa, em sintonia com os resultados desejados.

Diferencial

O Oráculo da Deusa funciona como um guia para o trabalho de cada guá, inspirando que aspectos seus devem ser desenvolvidos internamente enquanto harmoniza aquele setor da sua casa para obter os resultados desejados em sua vida. Além de orientar o desenvolvimento de atividades terapêuticas complementares.⁣

Aplicação do baguá

planta com bagua

A base para a aplicação do baguá é projetá-lo sobre a planta baixa do imóvel, de forma que a porta de entrada da casa coincida com o setor do Trabalho. Dessa forma, do lado direito da porta ficará o guá dos amigos, do esquerdo, o da espiritualidade, e assim sucessivamente.

O Feng Shui pode ser aplicado em qualquer ambiente. No caso de empresas, a regra de aplicação do baguá é a mesma de uma casa, entretanto, as curas estarão direcionadas para a melhoria da produtividade e dos negócios.

Voltemos à porta de entrada: se você possui mais de uma, como a da sala e da cozinha, deve considerar a mais usada por todos na casa. A de maior fluxo é por onde entra também o maior fluxo de energia. 

Passo a passo:

1- Imprima, se já tiver pronta, ou desenhe a planta de sua casa, detalhando todos os cômodos (sala, quarto, cozinha, garagem, etc). Não esqueça de colocar as portas e janelas. Para isso, utilize uma convenção, ou seja: se uma parede tem 3m, desenhe 3cm e por aí vai.

2- Com o baguá em mãos, posicione o guá do Trabalho alinhado à parede onde fica a porta de entrada mais usada em sua casa, centralizando-o nesta parede. O centro do baguá (Saúde) deve ficar no centro da casa.

Isso lhe dará uma ideia do mapeamento das áreas da sua casa, sem muita precisão. Para um cálculo preciso e uma aplicação direcionada, com limites definidos, contate um consultor de Feng Shui. Dessa forma você poderá tomar consciência das áreas de perda energética e de como trabalhar esse desafio em sua casa e colher os frutos em sua vida. 

Uma perda na área de relacionamentos, por exemplo, pode revelar ou até mesmo criar dificuldades para a conquista de relações amorosas saudáveis; assim como perdas na área do trabalho podem indicar/favorecer situações complicadas nos negócios ou carreira.

Além disso, um banheiro na área de Prosperidade, Sucesso, Relacionamento ou Saúde pode afetar negativamente os moradores. O Feng Shui auxilia na solução dessas situações energéticas desfavoráveis na sua casa e na sua vida.   

Outras curiosidades sobre a aplicação do baguá: 

Se o imóvel tem vários pisos, o baguá deve ser aplicado em cada piso, considerando o seguinte: 

1- Aplique no piso térreo, tendo a porta principal como referência;
2- Para o piso superior, considere o topo da escada, o último degrau, como se fosse a porta;
3- Alinhe o setor do Trabalho à parede da escada.

Se a casa tiver área externa, você pode aplicar o baguá no terreno, considerando o portão de entrada, que pode ser o da garagem. 

Espero ter ajudado! Quer ficar por dentro de dicas simples de Feng Shui? 

Se inscreve no meu canal do Telegram e me segue no Instagram, onde dou dicas semanais pelos stories. 

Deseja Despertar através do Feng Shui através de uma jornada de autoconhecimento com as Deusas? Entre em contato comigo para conhecer os planos de consultoria para Despertar. 

Fique com as Deusas e até já, já!